#81 Afonso Simão – A maturidade do menino do Sintrense

Quarta-feira é sinónimo de mais uma oportunidade no nosso site. Com a qualidade que temos no nosso país, não podemos esquecer os valores que há no Campeonato de Portugal e é em Sintra que mora o craque com quem estivemos à conversa. 

Com apenas 20 anos de idade, feitos em Abril, é em Afonso Birra Simão que vemos qualidades para poder chegar a outros palcos num futuro breve. Com uma margem de progressão gigante e com uma maturidade já acima da média, como até o próprio jogador nos admite, será uma questão de tempo até dar esse salto.

O defesa central, de 1,85 metros, iniciou a sua formação com seis anos de idade no UD Ponte Frielas, onde esteve até aos 12 anos. Depois disso passou pelo Loures, CAC, Belenenses, SL Benfica e Tondela.

Como sénior regressou ao GS Loures, na época transata, e abraçou esta temporada um novo desafio em Sintra.

“O Sintrense é uma instituição com muita história. É um clube que aposta nos jovens e pode-me ajudar a alcançar um patamar superior”

Apaixonado por futebol desde pequeno, Afonso dedica grande parte do seu tempo ao futebol. “Para além dos treinos e dos jogos no clube, procuro melhorar diariamente as minhas capacidades físicas”, começou por dizer.

No que ao Sintrense diz respeito, não pensou duas vezes antes de afirmar que é o clube ideal para esta fase da sua carreira. “Para além de ser uma instituição com muita história, é um clube que aposta muito em jogadores jovens e que poderá ser um clube que me ajude a evoluir e a alcançar um patamar superior no futuro”, atirou.

Com “um forte posicionamento e maturidade em campo”, o jovem central também relembrou a sua última temporada (a primeira como sénior), onde apenas faltou garantir a subida à Liga 3 com o Loures.
“A última temporada foi muito boa a nível individual (realizou 25 partidas) e só ficou mesmo a faltar alcançar o objetivo do clube, que era a subida à Liga 3”, confessou.

“Tenho capacidade para chegar a uma Liga Profissional, mas tenho de continuar o meu trabalho para surgir essa oportunidade”

Questionado acerca da possibilidade de dar o salto, o central do Sintrense não teve dúvidas. “Ambiciono chegar a uma liga profissional e penso que tenho capacidades para lá chegar. Tenho é de continuar o meu trabalho diariamente para ter a oportunidade de lá chegar. Para além de ser um objetivo meu, obviamente que é um sonho que tenho”, revela.

Apesar da temporada passada ter corrido de feição a Afonso Simão, o jovem central tem os pés bem assentes no chão e só pensa em trabalhar para conseguir mais: “É verdade que a época que fiz foi muito boa, mas também sei que isso não chega. Sei que para dar um pulo para outro patamar preciso de trabalhar mais para o alcançar. Sei também que esse salto poderá acontecer com naturalidade, mas não é algo em que penso muito. Prefiro focar-me no presente e continuar o meu trabalho diário”, disse.

Quanto aos objetivos para esta temporada, o defesa revela “os coletivos são sempre os mais importantes, que é a subida à Liga 3. Relativamente aos individuais passam por realizar o maior número de jogos possíveis e posteriormente poder subir patamares”, finaliza.

O Afonso é um defesa central destro com uma boa estampa física, passada larga, competitivo e sempre ligado à corrente do jogo.

É muito competente nos duelos aéreos, apresenta boa leitura e perceção do jogo, e, por consequência, forte no desarme e antecipação ao adversário.

A nível defensivo é um jogador importante, pois tem um bom sentido posicional, faz muito bem as coberturas e sabe controlar a profundidade.

É um jogador influente no processo ofensivo (primeira construção), pois tem critério na progressão com bola, qualidade no passe interior e intencionalidade nas suas ações.

O Afonso é um jogador em crescimento e com potencial, que rapidamente se vai afirmar no nosso campeonato.

NOMEAfonso Birra Simão
DATA DE NASCIMENTO05/04/2001
POSIÇÃODC/LD
PÉ DOMINANTEDireito
EQUIPASU Sintrense
NACIONALIDADEPortuguesa
ALTURA185 cm
PESO 65 kg
Partilha com os teus amigos:

Outros artigos do autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.