“Sangue Novo” com Ismael António

Em julho do ano de 2000 nascia mais um craque da bola. Ismael António, um menino que se agarrou ao futebol com 11 anos de idade e estreou-se nos infantis do Casa Pia, com a 11º classificação no Campeonato Distrital de Lisboa.

Passado um ano, Ismael saiu de Pina Manique para a Damaia, uma viagem curta para uma aventura duradoura. No primeiro ano alcançou um segundo lugar na fase regular do Campeonato de Infantis de 2º ano, jogando ao lado de Tiago Djaló, conhecida promessa do futebol português que atualmente joga no Lille.

Com 13 anos jogou na Segunda Divisão de Iniciados da AF Lisboa, na qual terminou no 6º lugar. Na época seguinte disputou o Campeonato Distrital de Iniciados de 2º ano, alcançando o 7º lugar na competição. Mais tarde representou o clube no Campeonato Distrital de Juvenis, no qual terminou no 4º lugar.

No ano em que chega ao escalão de júnior, Ismael recebe o convite para jogar no Desportivo das Aves, o qual aceitou prontamente. Num plantel recheado de jogadores promissores, tendo alguns deles contribuído para a conquista do Campeonato Nacional Sub-23, Ismael procurou ganhar o seu espaço. Com 15 jogos disputados, contribuiu para um atribulado oitavo lugar que obrigou a equipa avense a jogar o playoff de manutenção, no qual chegou ao terceiro lugar.

As exibições de Ismael, aliadas ao seu potencial, chamaram a atenção do Eléctrico Futebol Clube, do distrito de Portalegre, que decidiu recrutar os seus serviços para disputar o Campeonato Distrital, dando ainda a oportunidade ao jovem jogador de se estrear no escalão de sénior. Para trás ficava um percurso de formação positivo, na ótica do jogador, tendo aprendido em todos os clubes por onde passou.

Na época de estreia como sénior, Ismael deu estabilidade ao lado esquerdo da defesa, participando em 19 jogos e contribuindo com 2 golos. A equipa pontessorense começava a ganhar melhor forma quando a pandemia suspendeu a competição, não indo além de um quarto lugar no campeonato.

Na próxima época, já com 20 anos de idade, Ismael vai fazer a sua estreia no Campeonato de Portugal, ao serviço do Moncarapachense, do distrito de Faro. Com um plantel renovado, composto por jovens com potencial que mostraram qualidade na última edição do Campeonato de Portugal, Ismael espera fazer uma boa época. Promete dar tudo pelo clube em prol dos objetivos individuais e coletivos, numa experiência nova neste campeonato, onde procura uma adaptação rápida.

Apesar de ser lateral, tem capacidades para jogar ainda a extremo. Ismael oferece ao novo clube qualidade no “1 para 1”, tanto a defender como a atacar, qualidade no cruzamento, nos passes e na adaptação tática. 

Partilha com os teus amigos:

Outros artigos do autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.